Ciclo de Concertos "A Quaresma na Escola de Música na Sé de Évora" | com "Le Grand Mystère", na Igreja do Espírito Santo
11-MAR-2025
O XXIII Ciclo de Concertos "A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora", organizado pela Associação Eborae Mvsica, entidade financiada pelo Ministéro da Cultura-DGArtes, e cujo primeiro concerto foi no dia 15, pelo Coro Polifónico "Eborae Mvsica", continua no dia 16 de março, às 16h00, na Igreja do Espírito Santo, com " Le Grand Mystère", por Orlanda Isidro (soprano) e Ricardo Toste (órgão).
Le Grand Mystére é um concerto de música sacra para soprano e órgão. As obras apresentadas evocam a devoção ao Grande Mistério da Fé, representando a Paixão de Cristo, como nos amou e por nós sofreu.
As obras para órgão solo, de Muffat, Albinoni, Widor e J.S.Bach, vão entrelaçando e criando o ambiente de reflexão, através da sua grande paleta de cores sonoras, transportando-nos para os momentos contemplativos da voz, que ora nos leva a sermos testemunhas da dor de Cristo vista pela sua mãe Maria na obra de Adriessen: "Miroir de Peine", ora nos convida à oração e à adoração como em "En priére" de Gabriel Fauré ou "Hochster" de J.S. Bach. "Ich habe genug" de J.S.Bach e a última obra do programa "Evening Hymn" de Henry Purcell são dois momentos de pura entrega e confiança.
Orlanda Velez Isidro, iniciou o estudo de Canto com Maria Repas Gonçalves. Em 1997 foi para a Holanda, concluindo em Junho de 2000 a pós-graduação em Canto pelo Conservatório Real de Haia. Na Holanda foi soprano residente no Dutch Bach Society Choir and Orchestra; no Amsterdam Baroque Choir and Orchestra, no Radiokoor e no Dutch Chamber Choir; fez parte do "Quinteto Kassiopeia" (repertório madrigalista sécs XVI e XVII), tendo gravado 6 vols. da integral dos madrigais de Gesualdo). O seu repertório abrange música do Sec XVI ao séc XXI.
Ricardo Toste é natural da Ilha Terceira, Açores. Iniciou os seus estudos de órgão com António Duarte em 2001. Em 2006, ingressa na Universidade de Aveiro, no curso de Licenciatura em Música sob orientação de Domingos Peixoto, Edite Rocha e o Mestrado sob orientação de António Mota. Em 2015 conclui o mestrado em Teoria e Formação Musical e em 2020 o mestrado em Órgão de Tubos na mesma universidade.
Mais informações pelo e-mail eboraemusica@gmail.com, na nossa página web em eboraemusica.pt, nas nossas redes sociais, por telefone: 266 746 750, ou por telemóvel 965 740 270. Aconselha-se a reserva de bilhetes através de eboraemusica@gmail.com.
Próximo Concerto: 22 de março às 18h00 -Coro Gregoriano de Lisboa (Convento Remédios)
Este Ciclo de Concertos é organizado pela Associação Eborae Musica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes, e tem co organização da Câmara Municipal de Évora, Capital Europeia da Cultura 27 e o apoio de Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa, Registo.