Visita encenada EUCALIPTO GIGANTE | com artistas profissionais e pessoas com deficiência mental

12-MAI-2023

Visita encenada EUCALIPTO GIGANTE | com artistas profissionais e pessoas com deficiência mental

Divulgamos o espetáculo  "Visita encenada EUCALIPTO GIGANTE | com artistas profissionais e pessoas com deficiência mental | Évora, 12, 13 e 18 maio 2023".

"EUCALIPTO GIGANTE”, com criação de Ana Luena & José Miguel Soares, numa coprodução da MALVADA com a APPACDM de Évora, é um espetáculo que coloca artistas profissionais e pessoas com deficiência mental no centro de um processo artístico que assume a diferença como elemento unificador, fazendo uso da metáfora de um símbolo arbóreo para trazer à discussão e reflexão o olhar sobre o lugar destas pessoas na sociedade contemporânea.

A visita encenada dá a conhecer o Eucaliptus Sideroxylon existente na Quinta do Escurinho, um exemplar raro, quer pela sua longevidade, quer pela sua dimensão, aqui renomeado de Eucalipto Gigante. Esta antiga propriedade agrícola, atualmente sede da APPACDM de Évora, nas periferias da cidade, onde noutros tempos, famílias abastadas se refugiavam nos meses de calor é o cenário natural deste espetáculo site specific. Durante a visita ficcionam-se pequenas narrativas que partem da vivência de cada um, da experiência que foi o processo e da possibilidade inequívoca que todos temos de nos transformarmos e sonharmos. Uma visita aos recantos da alma, à divagação do corpo, a gestos e palavras que muitas vezes se contradizem. Um espetáculo que é um balão de ensaio de uma humanidade trágica, complexa, por vezes cómica e sempre incompleta.

Coprodução APPACDM-ÉVORA Produção MALVADA ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA  Apoio REPÚBLICA PORTUGUESA - CULTURA / DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES, MUNICÍPIO DE ÉVORA, FUNDAÇÃO GDA, FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA, UNIÃO DE FREGUESIAS DA MALAGUEIRA E HORTA DAS FIGUEIRAS


  • Partilhar